segunda-feira, 16 de março de 2009

Direito à pré-reforma


Existe em Portugal um problema crescente de desemprego. Esta situação é particularmente gravosa entre pessoas de mais idade. Pessoas, homens e mulheres que com 55 anos, ficam mais do que desempregados, ficam desamparados. Têm direito a três anos de subsídio de desemprego, com muito poucas perspectivas de conseguirem voltar a trabalhar. Com 58 anos, quando o subsídio termina, tudo se torna mais grave, até porque só podem aceder ao regime de pré-reforma aos 62 anos, e com muito prejuízo para o valor que receberão de pensão.
Daí parecer-me extremamente importante a proposta que o CDS/PP vai levar ao parlamento de baixar, em condições equiparadas, ou seja sem prejuízos, a idade da pré-reforma para os 58 anos, para quem esteja desempregado há três anos.
Numa altura de crise é minha profunda convicção que de facto é com medidas destas que se conseguem limitar os efeitos socialmente negativos, e assim elevar a qualidade de vida dos portugueses.

1 comentário:

  1. Gostei e e corecto. Porque no meu caso tenho 57 anos trabalho desde de 1968 com 16 anos de estrangeiro ja 12 anos que estou 6 meses no trabalho 6 meses no desemprego porque nao me dao por inteiro uma reforma digna.Haja alguem que mude estas leis.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.