quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CREL os deslizes foram mais do que de terra apenas - a Câmara Municipal da Amadora deslizou também


Público - Empresa que fez despejos junto à CREL trabalhava para a câmara

Todos os utentes dos concelhos servidos pela CREL, mas em especial os que, como eu, são do Concelho de Sintra, têm sentido os nefastos efeitos do corte dessa estrada, devido a uma derrocada de terras.

Foi com alguma surpresa para mim que me deparei com este artigo do Público sobre a origem do problema que agora todos estamos a sofrer.
A Câmara Municipal da Amadora é a proprietária de um aterro, cheio de lixo e terras, devido a uma obra de uma outra estrada, despejados naquele local, sem grande cuidado, apesar dos avisos da Estradas de Portugal, alertada esta pela concessionária da Auto-estrada, de que as terras para ali transportadas estavam a debilitar as infraestruturas de drenagem de águas da CREL.
Claro que como é hábito em Portugal e sobretudo nas autarquias, as orelhas moucas voltaram a não ouvir o que não convinha, mas o pior é que um perdido ofício foi encontrado por um jornal, colocando muito em causa a posição da CM da Amadora.
No meio de tudo isto está uma empresa do grupo Espírito Santo, a ESAF, que é citada por ser a gestora da parcela de terreno que desabou sobre a CREL. Mas esta empresa não quer, obviamente, pagar a factura da limpeza e reparação da estrada que a Brisa se prepara para lhe enviar, até porque diz não ser essa a sua parcela, mas sim uma contígua, e que, ainda não há culpas a assumir porque ainda não está definitivamente demonstrada a culpa do deslize.
Óbvio para mim é que a culpa não é concerteza dos mais prejudicados - os condutores que até pagam - e que estas entidades já se preparam para o habitual jogo de ping pong, sempre de uns para os outros, para que no fim a culpa morra, como de costume também, solteira. O prejuízo esse vai ficar, não nas mãos da privada Brisa, mas do Estado, que certamente pagará uma indemnização que o Estado vai dar até que se encontre um sempre esquivo culpado que leve com a factura - pesadita - em cima.

Mas isto deve de levar-nos mais fundo - à forma como o nosso território é administrado e ordenado - principalmente ao péssimo trabalho que por aí se faz, sobretudo ao nível autárquico. É que as nossas autarquias são organismos reconhecidamente improdutivos de benefícios concretos para os munícipes, e, as freguesias para os fregueses, sendo no entanto mais uma sobrecarga orçamental para todos.
Será, pergunto eu, que temos mesmo necessidade deste tipo de estrutura incompetente, desfuncional e sobretudo fonte de corrupção - é esta a sensação da generalidade dos cidadãos - como o são as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, ou poderíamos promover uma vantajosa remodelação, profunda e verdadeira e também por isso que nos traga vantagens do dinheiro que gastamos?

2 comentários:

  1. CREL: Aterro que desabou pertence à Obriverca através de fundo imobiliário, Grupo Espírito Santo
    28 de Janeiro de 2010, 17:50

    http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10606417.html

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo, lamento que não tenha preferido identificar-se, mas seja bem vindo à textura.
    Se leu o artigo do público que serve de base ao artigo, este é muito mais profundo do que a noícia do sapo da qual deixou o link. Neste artigo do público é mencionada a propiedade do grupo obriverca, porém a gestão, logo a responsabilidade do que se lá faz será da ESAF. Esta por sua vez já começou o jogo do empurra ao dizer que a sua parcela é a do lado e que as terras que deslizaram tinham vindo de um aterro, responsabilidade da CMA. Logo conclui-se que não vai haver conclusão. Mas a CMA não sai bem deste filme porque, apesar de agora se fazer de santa, tinha conhecimento dos perigos para a CREL do depósito daquelas terras ali, pois chegou mesmo a haver um ofício da CMA, que o público menciona mas a notícia que indicou não - e isso faz toda a diferença, ou acha que não?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.