segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A RTP é uma vergonha que todos temos de pagar


Aqui fica o link para o vídeo da reportagem em questão

A PROPÓSITO DO PROGRAMA "FILHA ROUBADA" DA RTP

Introdução:



Na sequência da transmissão da reportagem "Filha Roubada" transmitida pelo programa "Linha da Frente", do Canal 1 da RTP, no passado dia 20 de Janeiro, no qual foi incorrectamente mencionada a Aliança Evangélica Portuguesa como proprietária do "Lar de Betânia" e sem termos sido consultados pelo respectivo jornalista, vimos por este meio partilhar convosco uma primeira reacção de desagrado por toda a situação. Em anexo segue a nossa tomada de posição face a este assunto, que também já se encontra em www.portalevangelico.pt.


Tomada de posição:



Os evangélicos, nomeadamente, aqueles que compõem a “Aliança Evangélica Portuguesa” contam-se entre os portugueses que durante dezenas de anos foram privados de Direitos Fundamentais como a liberdade de expressão e de informação. Por isso, sabem dar valor ao importante papel que em democracia tem o jornalismo quando feito com rigor e isenção.
A “Aliança Evangélica Portuguesa” respeita e valoriza o trabalho insubstituível dos profissionais da comunicação social e está, como sempre esteve, disponível para contribuir com os esclarecimentos que forem julgados necessários e adequados para que em cada caso a informação veiculada pelos órgãos de comunicação social seja completa, rigorosa e imparcial.
Infelizmente, e salvo o devido respeito, não foi uma informação completa, rigorosa e isenta a que foi prestada a quem viu o programa do Canal 1 da RTP “Linha da Frente” emitido na passada quinta-feira, dia 20 do corrente mês de Janeiro.
No programa é feita referência, por duas vezes, à “Aliança Evangélica Portuguesa” porém, em nenhum momento, foi a AEP contactada para prestar esclarecimentos, diria mesmo, para se defender das imputações que lhe são feitas, já que o programa “Filha roubada” aponta um dedo acusador ao Tribunal Judicial de Fronteira, que decretou a institucionalização de uma menina de 8 anos e ao “Lar Betânia”, que acolheu a menor. A “Aliança Evangélica Portuguesa” é metida nesta lamentável história, sem justificação, como acontece, aliás, com a “Aliança Pró-Evangelização de Crianças de Portugal”.
Em causa está o internamento de uma menina que à data contava 7 anos de idade, decidido por um juiz do Tribunal Judicial de Fronteira, numa instituição reconhecida e apoiada pela Segurança Social à qual foi entregue a menor retirada da casa de sua mãe.
Não é difícil concluir, a quem viu o programa, que a decisão judicial é fortemente contestada, assim como é fortemente criticado o “Lar Betânia” em vários aspectos da sua actuação. O que se pode dizer é que nem o senhor Juiz nem o Lar ficam bem na fotografia que o programa “Na Linha da Frente” lhes tirou e depois de uma acusação bem montada ser apresentada ao longo de vários minutos é o espectador informado de que «uma rápida consulta na internet do “Lar Betânia” conduz à “Aliança Evangélica Portuguesa”» sem se informar o telespectador a que título e com que fundamento se faz esta ligação entre o Lar e a Aliança. Mais adiante é dito que a “Maria passou o Natal com o pai e o Ano Novo com a mãe e foi depois obrigada a regressar ao “Lar Betânia”, um dos trinta e sete lares que a “Aliança Evangélica Portuguesa” tem espalhados por todo o país, com suporte financeiro do Estado português. O internamento de Maria custa aos contribuintes portugueses €517 mensais.”
É este um exemplo do tom da acusação em que a “Aliança Evangélica Portuguesa” é implicada.
Ao longo da peça foram inquiridos 2 psicólogos, 2 pedo-psiquiatras, 3 advogados, 3 parentes da Maria, 1 representante da Convenção das Assembleias de Deus, mas em momento algum foram ouvidos os representantes de duas instituições que nada têm a ver com esta triste história, mas que por serem referidas a despropósito acabam por ver o seu bom nome prejudicado: a “Aliança Pró-Evangeliação de Crianças de Portugal” e a “Aliança Evangélica Portuguesa”.
Não basta justificar a omissão e a falta de rigor com a ignorância do jornalista. Um bom profissional, seja ele de que ramo de actividade for, quando não sabe, pergunta. Já dissemos: a Aliança Evangélica está e sempre esteve pronta a prestar esclarecimentos.
Para que conste: a Aliança Evangélica Portuguesa não tem rigorosamente nada a ver com a propriedade ou a gestão do “Lar Betânia”, como não é possuidora ou gestora de um único lar em Portugal, muito menos de 37 espalhados pelo país.
A RTP está, por força da lei, obrigada a “proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada”. No caso concreto falhou no cumprimento do seu dever.
Oportunamente a Aliança Evangélica Portuguesa exercerá o seu direito de resposta para reposição da verdade e reparação do seu bom nome.

A,
Aliança Evangélica Portuguesa

11 comentários:

  1. Hoje (26/1/10) o programa da manhã da RTP1 "Praça da Alegria" dedicou os últimos 15/20 minutos ao caso.
    Segundo o autor da peça "Filha Roubada " este trabalho demorou cerca de 4 meses a ser preparado e que o Lar de Betânia está ligado ao movimento das AD cujo representação é na Avª Gago Coutinho em Lisboa. Este ao ser interrogado pelo Jorge Gabriel se não era em Fanhões, o jornalista diz que não, que isso é uma grande quinta e que merece que se faça uma investigação. Também o director do Refúgio Aboím Ascenção, Luis Villas Boas mencionou que em 2003 fez uma visita acompanhado com outros responsáveis ao Lar de Betãnia para rapazes em Estremoz e que saiu de lá com uma péssima imagem. Este é um caso que ensombra o movimento da AD em Portugal e na minha ópinião só aconteceu porque faltou um dos responsáveis dar a cara pelo Lar aquando da realização da peça. Agora injusta ou justamente paira a desconfiança sobre este movimento e não tarda muito a estarmos equiparados ao movimento da IURD.
    Que Deus nos valha !!

    ResponderEliminar
  2. O problema é que o Lar Betânia sempre foi uma instituição bem vista e que agora estão a querer atirar lama. Em parte o problema é que o próprio Lar não soube perceber que não se pode continuar a gerir uma instituição daquelas como antigamente, que agora existem uma série de exigências técnicas. Claro que tudo isto revolta quando sabemos todos de instituições católicas que são uma pouca vergonha.
    O pior é essa sugestão de que as ADD são uma organização multimilionária por se ter o monte esperança, que só é das ADD há muito pouco tempo. É que a RTP insiste em falar da ADD e dos evangélicos sem os ouvir.
    Uma sugestão: que todos os crentes, ADD ou n, que se indignaram com isto, encham a caixa de correio do Provedor do telespectador da RTP.

    ResponderEliminar
  3. Concordo quando diz que não se pode continuar a gerir uma Instituição como era antigamente. Mas isto por si só não serve de desculpa, senão vejamos:
    Esta Instituição foi nos velhos tempos "administrada" por homens da velha guarda. Muitos deles pouco mais do que incultos, pouco saberedores das leis mas com uma entrega e bem servir sem limites. Hoje temos pessoas com mais qualificações académicas ( é natural da evolução das sociedades) e muitas das quais nem estão a passar por uma parte daquilo que os pioneiros passaram para além das condições que de trabalho que têm.
    Tudo isto era evitado como qualquer crente de bom senso se apercebe e mais do que entupir a caixa do correio do Provedor do telespectador, há que exigir que alguém faça o trabalho de casa.
    Sim porque não basta apenas apelar à genorosidade das igrejas locais há também que saber gerir todos os recursos que de alguma maneira nos projectam para a esfera da sociedade civil. Há que reconhecer que apesar de tudo, todos somos humanos e por isso o erro pode estar presente em qualquer momento e da mesma maneira aprender-mos com esses mesmos erros.
    Não tenho dúvidas que quando todos agirmos desta forma a sociedade olhará para nós de uma maneira diferente. Porque nínguém está a cima da lei e nós temos que dar o exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Se é claro que temos de dar o exemplo, também é certo que temos de exigir ser respeitados. A realidade é que esta reportagem, bem como aquilo que foi dito ontem no programa da manhã da RTP, é apenas um vergonhoso processo de intenções contra os evangélicos, que, ainda que os responsáveis do Lar tivessem dado a cara, ou o representante da convenção das ADD não tivesse a pobre prestação que teve, seria manipulado da mesma forma.
    Este é um ataque frontal e directo, levantando suspeitas, a começar logo com a insinuação que juíz estaria feito com o Lar para receber aquela criança, que tem de nos indignar a todos os evangélicos. Como tal, os crentes individuais apenas podem, e na minha opinião devem, escrever uma queixa contra esses jornalistas da RTP, bem como contra a própria RTP, ao Provedor do Telespectador. As insituições visadas - a Aliança Evangélica, a Convenção das Assembleias de Deus, o Insituto Bíblico Monte Esperança e o próprio Lar Betânia - deveriam fazer queixa à Entidade Reguladora da Comunicação Social, exigindo o respectivo direito de resposta.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o seu comentário. Esperamos que as partes visadas se pronunciem.

    ResponderEliminar
  6. O Lar de Betânia tornou pública a sua posição.
    Deu uma conferência de imprensa a que a RTP correspondeu... mas não adiantou muito para o esclarecimento das inverdades do jornalista da reportagem, que conta com a protecção corporativa de que vem atrás dele...

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo lamento que não se tenha querido identificar, mas seja bem vindo à Textura.
    O pior foi que a pequeníssima reportagem emitida pela RTP acerca da conferência de imprensa do Lar Betânia serviu apenas para mais uma vez a RTP atacar o Lar. Veja-se que a RTP voltou a ir buscar a digníssima advogada da reportagem para criticar o Lar por as visitas da mãe à criança não serem com as duas a sós, dizendo que isso viola a lei. O que é uma mentira porque a lei refere a privacidade necessária, e aquela que o Lar dá é a necessária para os objectivos terapêuticos que estão a ser seguidos para aquela criança.

    ResponderEliminar
  8. Eu, infelizmente, já conheço há vários anos o que se passa no Lar de Betânia de Estremoz.
    É uma vergnha!Não há palavras para se exprimir os maus-tratos infligidos àquelas crianças e jovens. A Segurança Social já quase que esgotou os recursos com aquela equipa....São queixas-crime atrás de queixas-crime....Uma equipa suspensa pelo DIAP por maus-tratos e negligência....Põe-se a hipótese de deixarem de subsidiar aquele Lar... Todos fecham os olhos....Esta situação está referenciada junto do Ministério da Segurança Social...mas os Pastores da Direcção acreditam que aquela equipa é competente...Vergonhoso....Quem não acredita que vá ver os processos por maus-tratos que existem no Tribunal de Estremoz e o Processo que consta no DIAP....

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo.
    Só publiquei o seu comentário para lhe poder responder. E gostaria de lhe dizer que é uma cobardia estar a acusar o Lar Betânia a coberto do anonimato. Mas as atitudes ficam com quem as toma. Certamente o Lar Betânia não será uma instituição perfeita, mas acusá-la de se quase uma instituição criminosa e que mal trata as crianças é ir longe demais. Se a equipa é competente não sei, mas o que sei é que as crianças continuam a ir para lá e a sair de lá melhor do que entraram, apesar de todos os defeitos. Ainda assim, ninguém tem o direito de a respeito da qualidade - ou falta dela - da instituição vir insinuar relações entre esta e o juíz Negrão, nem de insinuar que a ADD e os evangélicos são bandidos como o fez a RTP através daquele vergonhoso infeliz. A sorte desse senhor e de muitos como ele é que certos evangélicos, como esses pastores de que fala, preferem sofrer o dano, dar a outra face a reagir. Calharam com eles, porque comigo já tinham uma série de processos por injúrias e difamação em cima. E cada vez que abrissem a boca era mais um. Mas enfim não foi comigo.

    ResponderEliminar
  10. Caros Senhores,

    Vi a penúltima mensagem, que refere queixas-crime, bem como processos por maus-tratos e venho nessa sequência dar o meu testemunho. Tenho contacto no terreno com o Lar de Betânia de Estremoz. Infelizmente, o conteúdo daquele comentário é real. O Lar de Betânia de Estremoz desde há dez anos para cá que se encontra em risco eminente de deixar de ser comparticipado pela Segurança Social. Também, desde há sete/oito anos que decorrem investigações a nível do MP. No entanto, todos conhecem a celeridade da Justiça Portuguesa... Assim, só no presente mês é que os Tribunais aplicaram suspensão de funções e medida de afastamento a qualquer tipo de lar de infância e juventude, a alguns membros da equipa técnica e educativa. Realmente, os processos podem ser consultados, dado serem de cariz público (mau-trato e negligência encontram-se no âmbito de praticas de crime público). E, sim, o Lar de Estremoz corre o risco de deixar ser co-financiado pela Segurança Social, pois estes últimos dois anos foram uma espécie de "última oportunidade". Também, é verdade que tal situação está a ser discutida a nível dos mais altos cargos do MTSS a titulo de exemplo de más praticas. É de referir que desde há um ano para cá que a Segurança Social não encaminha jovens para o Lar de Betânia de Estremoz e, ainda, que os Tribunais estão a decretar retirada imediata de todas as crianças do Lar de Estremoz. Aliás, a Segurança Social tem transferido a maior parte das crianças para a Casa Pia e para o Chão dos Meninos em Évora. No entanto, para os jovens a situação complica-se, dado a resposta de vaga escassear no distrito de Évora.
    Os Pastores e a direcção puseram uma queixa por difamação aos técnicos da Segurança Social de Évora. No entanto, tal foi arquivada, pois ficou provado (fotos, imagens, testemunhos de crianças e jovens e de técnicos)no DIAP que eram infligidos maus-tratos físicos e psicológicos às crianças e jovens acolhidos. Mas, tal como já referi o processo é público e pode ser consultado...
    E, agora após a equipa ter sido suspensa e correr o risco de ser presa...O que faz a Direcção? Coloca como Directora Interina uma técnica que teve dois anos de baixa psiquiátrica com um quadro de ideação suicida!
    E, não....Isto não é uma perseguição aos evangélicos, pois eu sou evangélica e como já disse acompanho esta equipa...Mas também acompanho a equipa do Lar de Vendas Novas....Esta sim... não é perfeita...mas apesar das criticas.. e, estas sim infundadas,pois a equipa esforça-se e tem feito grandes progressos em termos de verdadeiras praticas terapêuticas!
    Quanto aos evangélicos e a ADD deveriam apurar a verdade, para não serem coniventes com praticas desadequadas e, sim, criminosas (e posso dizer criminosas, pq foram dadas como tal pelo DIAP)!
    Não me vou identificar, porque já o fiz junto às autoridades competentes: Aliança Evangélica, Segurança Social, Ministério Público...

    ResponderEliminar
  11. Diz o povo que contra factos não há argumentos. O conteúdo do último comentário é bem ilucidativo de como debaixo da pseudo direcção e unção de Deus certos homens e mulheres exercem as suas funções nestas Instituições.
    Parece que existe muita desta gente que pretende fazer dos outros otários. Porque de facto não existe verdades absolutas em lugar algum. A única que eu dou crédito é uma que foi proferida por Jesus que disse; Eu sou a verdade, o caminho e a vida.
    O que tem acontecido ao longo dos tempos é que muitos se têm ( em todos os movimentos) aproveitado destas palavras para fazerem carreira e viver à conta de certos otários. Mas quanto a isso, também estou certo que virá o tempo em que Jesus dirá, apartaivos de mim malditos por não vos conheço. Todos os movimentos estão cheios de palha e urge que esse dia chegue quanto antes.
    Mas até esse dia vamos ter que coabitar com estas mentes iluminadas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.