domingo, 21 de novembro de 2010

O pedantismo seguidista do DN

Ontem ao fim da noite, como gosto de fazer sempre que me é possível, fui dar uma olhadela nos títulos e nas notícias dos sites dos principais jornais do país. Fui ao site do Público, do Expresso, do Diário de Notícias, do Económico e até... do Correio da Manhã.
Foi sem nenhuma surpresa que constatei que todos davam um destaque importante à cimeira caseira da NATO e aos seus resultados, mas, para minha estupefacção, deparei-me com algo que já tinha ouvido alguns detractores afirmarem, mas que eu não tinha efectivamente, de forma tão clara, constatado: a forma pedante e de submissão ao regime socrático, leia-se ao Governo, por parte do DN. Digo isto porquê?
Os factos são os factos e estes são indesmentíveis. Bem sei que dos factos ainda assim podemos, dada a nossa própria condição intelectual, ou cultural ou até ideológico, ler e interpretarmos os factos de maneira diferente.
Mas depois de ver todos os sites constatei que só no DN, ao falar da cimeira, os títulos das primeiras cinco notícias todos ínlcluiam o nome de Sócrates, ou no início do título, ou, não estando no início, certamente fazia parte do título. Exemplos:
A primeira notícia do DN sobre a cimeira dizia qualquer coisa como "Sócrates satisfeito com cimeira histórica". Claro que pensei de imediato que a notícia trataria da satisfação do nosso Primeiro para com os resultados da cimeira, mas ao clicar na notícia - espanto dos espantos - não era disso que falava. A satisfação socrática, noticiada pelo DN, prendia-se com o facto da organização da cimeira ter sido excelente. De facto de uma importância noticiosa inquestionável.
Continuando. Outras das notícias tinha um título do género "Obama pediu dicas a Sócrates". Já meio desconfiado lá abri a notícia, mas desta vez, já prevenido, o choque não foi tão grande e creio que no fim esbocei mesmo um pequeno sorriso. O conteúdo da notícia era que Obama, perante a irrepreensível organização portuguesa, ao ser o anfitrião, em 2012, da próxima cimeira dos líderes da NATO, pediu a Sócrates umas dicas sobre como organizar uma cimeira. Mais uma importante e substancial notícia do DN.
Mas a partir daqui já vi estas notícias como uma anedota, um divertimento, e não como informação séria e credível, ao mesmo tempo que no meu interior crescia a noção clara da "lambetice" latente as estas notícias (perdoem-me e expressão).
Outra notícia do site do DN era do tipo "Sócrates vai agradecer trabalho da PSP". Conteúdo importante também: o nosso Primeiro, assim que se desembaraça-se das obrigações de anfitrião na FIL ia directamente para a sede nacional da PSP agradecer o trabalho da polícia. Sem dúvida mais uma notícia de relevo acerca da cimeira. Aqui já o riso corria livremente.
Houve mais uma notícia deste género, mas já me ria tanto que já não consegui fixar o que era, sim, porque hoje pela manhã essas notícias já não estavam lá, lá no site do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.