terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Do pensamento político


Derivado do nosso interesse pela política, tornou-se, em determinada altura, imperiosa a busca incisiva do conhecimento dos complexos ideológicos.
O interesse pelas várias escolas de pensamento político centrou-se , a posteriori, naquela com o qual mais nos identificámos. Ainda assim houve percepções interessantes que daí retirei.
Uma das primeiras ideias que me ficou das ideologias políticas, no seu sentido mais puro, foi que todas elas são profundamente impregnadas de um exercício pragmático que as conformou e fez evoluir, dando nuns casos origem a novas escolas, algumas vezes apenas ramificadas, outras porém, efectivamente de ruptura com o tronco original. Mas percebemos também que outras ideologias não perderam, quanto a nós, o seu cunho utópico, apesar do pragmatismo, ainda antes da realidade prática, as desmentirem e desadequarem. Mas, como tudo o que é subjectivo na produção humana, também as ideologias que nos parecem originalmente condenadas ao fracasso no teste da realidade, criaram seguidores, com estes, regimes, e com os regimes, nações, ou sociedades nacionais.
Mas a reflexão interessante é que as ideologias políticas são emanadas essencialmente de pensamentos filosóficos, que estiveram, na epistemologia das ciências, e, que em simultâneo produziram conceitos políticos, ou ideários políticos. Interessante foi depois observar a construção mais técnica que se pretendeu posteriormente introduzir na metafísica do pensamento ideológico político, por forma a possibilitar a praxis, ou seja, o exercício concreto. Teorias como o comunismo científico ou o liberalismo económico são exemplos desse exercício.
Observámos assim que da mesma fonte metafísica surge a ciência e a política, ambas fontes de universalidade e transversalidade de pensamento e conteúdos, depois interceptados, curiosamente para que a política ganhasse contornos práticos, mais técnicos e por isso objectivos, tentando por esse meio provar a mais valia do processo meramente metafísico de produção filosófica da ideologia. Ao mesmo tempo os contornos do ideário político motivaram e induziram a produção de novos e proveitosos estudos de conteúdo eminentemente científico, no sentido mais moderno do termo. Entendemos assim que o pensamento político, o ideário, a ideologia, é originário da mesma fonte que a ciência, a filosofia, porém o seu destino, apesar da diversidade dos percursos, é indubitavelmente o mesmo. O que revela a importância, apesar do menosprezar contemporâneo, da política, no seu sentido mais ideológico, e, por assim dizer, mais puro.

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