quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BE a demagogia barata de regresso


Há assuntos que são sérios e quando envolvem crianças ainda mais sérios se tornam. É o caso das agressões no Colégio Militar, uma instituição de prestígio, mas onde, dada a sua disciplina militar, eu nunca deixaria um filho meu. Mas respeito quem pense o contrário, até porque quem por ali passa em geral tem futuro assegurado, o que por si só é motivo para muitos pais depositarem confiança nesta instituição.
São sérias, são demasiado sérias todas as acusações de agressão em instituições fechadas, onde a defesa de quem lá está perante fenómenos grupais é mínima. Mas quando essas agressões ocorreram sobre crianças e numa instituição que ensina e recebe crianças, a seriedade da questão aumenta exponencialmente. Trata-se de um assunto que deve ser tratado com todo o rigor, as responsabilidades devem ser apuradas, os pais das vítimas, se o entenderem, devem recorrer aos tribunais, tudo isso está correcto.
Incorrecto é um partido politico, seja ele qual for, tentar apropriar-se deste assunto e numa atitude moralista, no pior sentido da palavra, no sentido mais farisaico do termo, tentar obter ganhos políticos com isto. O BE vem exigir, colocar-se ao lado dos pais de ex-alunos, procurar arranjar confusão, destpristigiar e destabilizar uma instituição onde continuam a estar crianças, pelo que estas devem ser protegidas e mantidas fora deste espectáculo com aproveitamentos políticos vergonhosos, em que tudo isto se está a tornar.
O Bloco de Esquerda em mais uma tirada de populismo e demagogia barata intervém num assunto que não é político, nem nunca deverá ser, apenas devido ao preconceito ideológico contra tudo o que seja militar. O despropósito desta situação é tal que exigem que se investigue, que se esclareça, que se diga, quando já tudo foi investigado e dito, quando já tudo se sabe. Claro que não se sabe na esfera pública, sabe-se onde se deve saber, porque é aí que tudo deve ser mantido, até para manter a dignidade daqueles que continuam no colégio.
Imagino que, tal como exigia o BE no seu programa eleitoral em relação às forças armadas, o Bloco nos próximos dias vá pedir o encerramento, o fim, a extinção do Colégio Militar, porque esse é o grande, oculto e inconfessado objectivo que têm com toda esta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.