quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Quem tem lucros não pode despedir"


Este é um slogan que o Bloco de Esquerda tem espalhado, em enormes Outdoors, por toda a cidade de Lisboa.

Só que este slogan, por muito que pareça cheio de justiça, é na verdade, na minha opinião, mais uma demonstração da forma pouco séria e sobretudo demagógica, com que o Bloco de Esquerda entende e pratica a acção política.


Passo a explicar.


Eu não sou empresário, tão pouco tenho a capacidade e os conhecimentos de Economia que o Professor Francisco Louçã tem, mas creio que não é difícil de entender que, uma empresa que no ano passado teve lucros, perante o embate que a crise tem tido nas suas encomendas, com isso na sua produção, ou nas suas vendas, tendo até a experiência do último trimestre do ano, fazendo a projecção do ano corrente, entenda que será difícil enfrentar este exercício sem efectuar despedimentos.

Claro que quem entende que os empresários são todos monstros desumanos que só querem explorar os trabalhadores, não entendem que estes também vivem do que as suas empresas lucram.

Creio que é hora de arrepiar caminho: não podemos considerar que todos os empresários são sérios nem pobres coitados, mas também não podemos considerá-los sempre exploradores sem escrúpulos.

Tem de haver força sim perante aqueles que querem encerrar as suas empresas sem pagar o devido aos funcionários, ou utilizam subterfúgios vergonhosos para fugir às suas obrigações, como processos disciplinares e outros. Isso sim devem ocupar a mente dos Senhores do parlamento, como o Sr. Prof. Louçã e companhia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.