quarta-feira, 15 de julho de 2009

Adolescentes - os novos hábitos de consumo


Certamente que quase toda a gente que frequenta habitualmente a internet já ouviu falar neste relatório feito por um miúdo de 15 anos, acerca dos hábitos de consumo, sobretudo de informação, música, televisão e cinema, de outros miúdos da sua idade.
O que mais me surpreende neste relatório foram as reacções que suscitou, a grande surpresa que os adultos tiveram com o dito neste.
Não me surpreende nada esta visão da comunicação e do mundo, até porque acredito que, em relação por exemplo aos jornais, aquilo que este adolescente afirmou ser hábitos desta faixa etária, certamente poderão ser vistos como prática em adultos, sobretudo os mais familiarizados com a internet. Qual a surpresa? Quem não conhece homens e mulheres de mais de 40 anos que o seu entertenimento não são as telenovelas da TVI mas intermináveis sessões de jogos da Playstation?! Quem não viu ainda a rede social do seu filho e surpreendeu por este ter mais de 400 "amigos" ligados, de todas as partes do mundo?!
Quem ainda acha que os CD's vendidos pela Fnac são comprados por adolescentes?!, claro que não, são gente mais velha, ou com mais posses, mas ainda assim uma franja muito limitada.
Não surpreende, a não ser pela surpresa causada. Isto quanto a mim revela que de facto no mundo e na sociedade existem vários mundo e várias sociedades, que tão perto estão, mas que se desconhecem cada vez mais, numa espiral de afastamento emocional.
No entanto isto pode ser apenas mais uma versão, desta vez batalhada num campo mais tecnológico, da velha guerra de gerações, sendo que o espaço entre as gerações que se rompem umas com as outras seja cada vez mais curto, percepção que tenho e que creio dever-se ao facto de também o mundo, em especial o das tecnologias, ou melhor as tecnologias do mundo, o fazerem mudar cada vez mais rápido, à mesma velocidade a que a velocidade da Internet aumenta por esse mesmo mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.