sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sócrates lamenta "jornalismo de buraco de fechadura"


O Primeiro-Ministro José Sócrates fez hoje finalmente uma declaração sobre a divulgação das escutas telefónicas e o despacho do Juiz de Aveiro, ontem divulgado pelo Sol.
Sócrates declarou:
"Eu acho absolutamente lamentável que esse jornalismo, que se pode classificar como jornalismo de buraco de fechadura, baseado em escutas telefónicas e em conversas privadas, que não tendo relevância criminal devem ser privadas, se faça e com o objectivo de atacar pessoas."
O nosso Primeiro-Ministro só se esqueceu de um pequeno pormenor: é que este tipo de despacho judicial, depois de transitado em julgado, como é o caso, torna-se um documento público. As suspeitas e o jornalismo não é feito com base nas escutas, mas sim naquilo que o Juiz deixa transparecer no despacho. Claro que outras notícias sobre insultos e outros assuntos, já são de facto irrelevantes, mas o que de facto deixa estranheza é que o Juiz de Aveiro, com as escutas que ouviu, e que deixa transparecer para o despacho, ficou com nítida impressão de que havia um plano que configurava um crime, mas, chegando as mesmas escutas ao Procurador Geral da República e ao Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, estes tenham pensado exactamente o contrário. A estranheza de que falo emana do facto de da leitura dos despachos qualquer pessoa ficar com sérias dúvidas de que não tenha havido um crime, ou pelo menos a manifestação do mesmo. O que estas notícias fazem é que, ainda que não existisse matéria criminal, há certamente conteúdo político relevante. Ou seja, embora inicialmente não fosse favorável a isso, perante o avolumar das situações e das suspeições, cada vez fica mais a suspeita de que houve um "favorzito" feito a Sócrates pelo Procurador e pelo Presidente do Supremo, pelo que se impões agora a divulgação dessas escutas. Ainda assim eu sou mais pela defesa da provacidade, mas há dois organismos que estão fragilizados: a Procuradoria e o Supremo, sendo que se impões claramente a substituição dos líderes desses órgãos.
Além disso a vergonha impunha que Sócrates se demitisse, mas isso já se viu que ele não tem Logo, a bem do país, impunha-se que fosse o Presidente da República a ter essa vergonha e a demitir este vergonhoso governo.

4 comentários:

  1. Já houve gente demitida por muito menos...

    ResponderEliminar
  2. Ao que o desplante destes indivíduos já chegou. Na prática, fazem o que querem e sabem que muito dificilmente serão punidos. Afinal os membros da Justiça também podem ter cor partidária e interesses pessoais a satisfazer...

    E desta vez o povo fará alguma coisa? E existirá massa crítica com vontade suficiente para mudar a situação?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Bernardo,
    Estou consigo a 100%, medidas drásticas a bem da honestidade e dignidade deviam ser tomadas, mas por andam esses valores? Não são os pés rapados que não os têm, são os exemplos constantes que vem de cima.
    Toda a situação me parece absurda, parece assim como umas vingançazinhas, uns com os outros, devemos saber muito pouco do que se passa nos bastidores e é preocupante!
    Um abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Cara Manuela Freitas seja bem vinda à textura.
    De facto partilhamos uma imensa preocupação e visão. Devemos por isso partilhar também a acção e para isso a desafio.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.