quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sócrates O Calimero


Já não é a primeira vez que comparo o nosso Primeiro-Ministro, Ex.mo Sr. Eng. José Sócrates, com o pintinho cheio de auto comiseração Calimero, por usar constantemente a estratégia da vitimização.

Desta vez volto à comparação porque o nosso Primeiro está de novo a fazer esse exercício, porém a raiar, desta vez, a irresponsabilidade grave. É que depois de ter esticado a corda da dramatização com o Orçamento de Estado, gritando "olhem vejam os maus partidos da oposição a quererem governar a partir da Assembleia", conseguindo a aprovação do Orçamento de Estado, sem a imposição de qualquer exigências da parte dos partidos PSD e PP, agora, perante uma iniciativa (deveras despropositada) da oposição, volta a esticar a corda.

O pior é que desta vez ameaça, não partir, mas a cortar de verdade a corda. A Oposição, percebendo a contradição que seria aprovar esta despropositada e despesista Lei das Finanças Regionais, numa segunda demonstração de sentido de responsabilidade e de Estado, cedeu, aprovando na especialidade profundas alterações, o que retirou as características mais esbanjadoras da Lei, procurando o acordo do PS e do Governo. Mas começa-se a perceber que a intenção é fazer birra, não havendo qualquer desejo de negociar nada, naquilo que parece ser a estratégia que o PS e o Governo vão seguir no restante da legislatura, apresentando propostas que a Oposição tem de seguir sob o pretexto de ser irresponsável e causar uma crise política com as ameaças constantes de demissão. O PS e o Governo estão a ser politicamente desonestos, pois declaram uma intenção de negociação que efectivamente não pretendem encetar, querendo sim arrastar os outros partidos nos seus desejos.

Estamos perante uma forma grave de encarar a democracia: esta é a política de governar pela chantagem, é uma governação terrorista, exigindo, apontando a arma da demissão, tentando lançar o ónus sobre a oposição.

Até o Presidente da Assembleia da República está a entrar na paranóia, sendo afirmado pelo jornal i que Gama poderá adiar ele a votação da Lei, mesmo depois das profundas alterações, para evitar esta crise política.

Ouvi agora na TSF que o Teixeira dos Santos convocou os jornalistas para falar ao país hoje às oito da noite, mas aparentemente o cenário de demissão está afastado, mas a corda será esticada um pouco mais.

A ver vamos.

Mas começo a achar que para andarmos a ser governados por terroristas políticos do PS mais vale haver novas eleições e que o PS, claro, não ganhe, ou ganhando (por azar supremo) que seja com maioria para acabar sozinho com o resto - do país entenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.