quinta-feira, 28 de maio de 2009

Durão Barroso


Um pouco surpreendentemente para mim a sucessão de Durão Barroso tornou-se tema de campanha, destas eleições europeias, não apenas em Portugal, mas no restante dos países da União. Uns a favor, outros contra, mas o facto de, pela primeira vez na história da União Europeia, a sucessão do Presidente da Comissão coincidir temporalmente com as Eleições para o Parlamento Europeu, tornam estas uma eleição também do Presidente da Comissão. Li inclusive textos de conceituados comentadores e politólogos que afirmavam que esta era o primeiro sufrágio directo e universal a um Presidente da Comissão. Caso a renomeação se confirme, este sairá certamente com um mandato substancialmente reforçado.
Como este é um importante tema de campanha têm sido questionados os partidos e os cabeças de lista por essa Europa fora, sobre qual o seu parecer acerca da recondução de Barroso, se são favoráveis ou contra a mesma. Em Portugal assiste-se à curiosa situação de o partido de governo, o PS, enquanto governo e partido aprova a continuidade do actual Presidente da Comissão, enquanto o cabeça de lista afirma que, se o PSE sair vencedor, Durão Barroso não deveria ser reconduzido no cargo.
Importa então clarificar a posição do MMS acerca desta questão.
Em entrevista recente do cabeça de Lista às europeias, Dr. Carlos Gomes, à RTP2, este enunciou a posição do partido em relação a este assunto. O MMS reconhece dois momentos em que Durão Barroso esteve mal: o primeiro foi a participação na cimeira dos Açores, que despoletou a guerra do Iraque; o segundo mau momento foi quando abandonou o Governo português, não cumprindo o seu mandato até ao fim, como é muito hábito entre os políticos portugueses.
Apesar destes maus momentos a actuação de Durão Barroso enquanto Presidente da Comissão Europeia foi positiva, pelo que, os eurodeputados que o MMS venha, eventualmente, a eleger votarão favoravelmente a continuidade de José Manuel Durão Barroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.