terça-feira, 26 de maio de 2009

Indignação e vergonha


Indignação e vergonha foram os sentimentos que me assaltaram ontem quando vi as imagens da menina portuguesa entregue pela justiça portuguesa à mãe biológica, de origem russa, depois de ter estado desde o ano e meio com um casal português até aos seis anos, quando foi arrancada pelos tribunais - indignação e vergonha dos nossos juízes, dos nossos tribunais e das nossas leis. A menina agredida por dizer querer ir para a mãe afectiva, com palmadas e castigos corporais violentos sente-se perdida num país onde ninguém fala a mesma língua que ela. A justificação da mãe é que isto se deve à "estúpida educação portuguesa". Pelos vistos a segurança social russa - se é que ela existe - que o tribunal alegou ter sido accionada por acção da embaixada, está a fazer um excelente acompanhamento do caso. Mas não podemos criticar ninguém, pois poucas semanas antes da menina ser entregue à mãe biológica foi encontrada completamente alcoolizada, conforme notícia do jornal i, mas a pressão da embaixada russa teve mais peso do que todas as evidências e pareceres técnicos que indicavam a inadequação da entrega da menina. Enfim mais uma vergonha para a justiça e para os tribunais.
A esperança está em que, mais uma vez depois do leite derramado, a família de acolhimento, os verdadeiros pais desta menina, vão ter de deixar tudo, a sua vida em Portugal e rumar à Rússia, para naqueles tribunais reclamarem a guarda da criança. Na mesma notícia anteriormente referida é dito que a estação de televisão que filmou as agressões da mãe biológica à menina está na disposição de ajudar o casal, dando visibilidade mediática ao caso. Curiosa também é a anuência das autoridades russas a que a criança se encontre com o casal português em Moscovo: provavelmente já viram a asneira que fizeram.
Só espero que o juiz, ou juíza, que tomou esta decisão esteja neste momento com fortes problemas de consciência, pela grave, inadequada, errada e sobretudo tecnicamente infundada decisão que tomou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.