sábado, 28 de março de 2009

Alberto João Jardim: - E o maluco sou Eu...?




Depois da noite atribulada que o nosso pobre Primeiro-Ministro teve, com a divulgação do conteúdo de um DVD onde era abertamente acusado de ser corrupto, e, com a monumental vaia que sofreu quando chegou atrasado ao CCB, as hostes políticas ficaram, fossem de que cor fossem, agitadas.


Mas no meio de tantas - ou nalguns casos tão poucas - declarações, a única pessoa que disse algo realmente de jeito foi, pasme-se, o Presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim. Embora pessoalmente também não morra de simpatias pela personagem, e, ache que a sua forma de fazer política é uma vergonha, em primeiro lugar para o país, mas também para o PSD e para a Madeira, a verdade é que desta vez disse uma verdade, que de tão chocante ser, muitos se recusam a aceitar sequer como mera hipótese.


Alberto João declarou, em mais um daqueles almoços convívio que tanto gosta de organizar, que noutro país civilizado e democrático o partido do governo - neste caso o PS - já teria retirado a confiança política ao Primeiro-Ministro e nomeado um outro para o seu lugar. Analisando bem as coisas isto é verdade, porque se fosse, por exemplo, no Reino Unido, o partido do governo já teria substituído o Primeiro-Ministro.


Lembro-me de que todos os primeiros-ministros foram pressionados e até perseguidos pelos jornais: quem não se recorda da marcação feita pelo Independente a Cavaco Silva e ao seu governo, atacando as suas opções políticas, mas também encontrando e divulgando inúmeros casos de corrupção e ilegalidades cometidas por membros do governo (a SISA do Duarte Lima por exemplo), porém, nunca conseguiram - certamente não por falta de tentarem - tocar na figura do Primeiro-Ministro; o mesmo se passou com Guterres e com Durão, porém nunca se achou ponta de suspeita de corrupção. Com Sócrates foi o Freeport, depois a sua Licenciatura, depois as obras assinadas por si em Castelo Branco, depois de novo o Freeport, depois a casa do Heron Castilho e agora ainda continua o folhetim Freeport. Nunca assistimos a nada assim.


Mas porque é que será que o PS não faz nada? Por duas razões principais: a primeira razão é que Sócrates é um eucalipto que tudo secou à sua volta; a segunda razão é porque a lógica destes partidos (seja PS, PSD, PCP, PEV, CDS e BE) é de primeiro garantir a sobrevivência do tacho e Sócrates ainda é garantia de uma melhor performance eleitoral para o PS.


No final de contas quem é o maluco?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.