domingo, 1 de março de 2009

E a Montanha pariu... O Vital Moreira


Perdão para com a indelicadeza do título, porém perante toda a expectativa criada à volta de quem seria o cabeça de lista do PS para as Europeias, o anúncio do Professor Vital Moreira parece deixar um amargo gosto a pouco, que os próprios delegados ao congresso não conseguiram disfarçar, com rostos reflectindo a desilusão instalada. Mais triste ainda é a necessidade do próprio de, quando fala ao congresso, afirmar logo em primeiro lugar: "Sempre fui daqui".
Vital Moreira foi membro do PCP, desiludido nos últimos anos tem reduzido a sua actividade política à escrita no seu blogue "Causa Nossa", onde afirmou tanta coisa, principalmente em questões europeias, contrárias à corrente e ao pensamento oficial socialista, de que é evidente exemplo o que afirmou acerca do Tratado de Lisboa.
No entanto se pensarmos bem, Vital Moreira é uma figura prestigiada, embora sem carisma nem experiência na política actual, da esquerda nacional. Perante a hemorragia à esquerda, que Sócrates tentou estancar, mas não conseguiu, pois quer Alegre quer Cravinho recusaram-se a integrar a lista de Sócrates para a Comissão Nacional, a apresentação de Vital Moreira como cabeça de lista para as eleições europeias, vem na linha do discurso de abertura do congresso e do ataque de António Costa ao Bloco: as figuras de topo do PS estão, depois de quatro anos de políticas de um duvidoso ideário, a tentar agarrar fortemente o leme do partido e virá-lo à esquerda, por forma a calar as vozes que daí enfraquecem o PS.
Veremos agora como será a campanha, se Vital Moreira será capaz de surpreender, se vai trazer vigor, se será capaz de empolgar as hostes socialistas.
Enfim surpreendendo não surpreende, porém mostra que o desespero dos socialistas, a sua preocupação está na esquerda, aí reside o perigo para a renovação da maioria absoluta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.