segunda-feira, 16 de março de 2009

Acerca do Subsídio Social de Reinserção


Ando há vários dias a pensar de deveria ou não escrever este texto, mas perante o conhecimento cada vez maior que tenho de um maior número de situações abusivas, ficando de fora pessoas realmente necessitadas e merecedoras, acima de tudo merecedoras de uma ajuda digna, não de uma esmola, que não posso mais deixar de escrever acerca do Subsídio Social de Reinserção, o antigo Rendimento Mínimo Garantido.
Sou completamente contra, manifestamente opositor e profundamente desfavorável à existência de subsídios que pagam a pessoas que não conseguem organizar-se, porque isso só promove a cristalização dessas pessoas, implementa a subsidiodependência e sobretudo, traz consigo abusos e prejuízos sociais, porque ao invés de promover a reinserção social, promove sim a dissenção e a depressão social, ao levar essas pessoas a não terem qualquer tipo de incentivo para mudar a sua situação, por um lado, e, por outro, desvia fundos da segurança social que seriam muito mais bem aproveitados para outros fins.
E isto não é demagogia: trabalhei no terreno, numa IPSS, onde até o chão de casas de famílias desfuncionais, completamente coberto de fezes de cão, andei de joelhos a raspar e a limpar. Ajudas da segurança social: zero. Tudo como voluntário, eu e mais uma equipa toda de voluntários como eu. Essas instituições que estão no terreno, que conhecem as realidades, são quem melhor sabe quem precisa de ajuda e quem se está a encostar aos subsídios. Essas é que deviam ser apoiadas, levando a que, em vez de criar uma dependência, se ajudassem essas famílias a uma verdadeira reinserção social.
Claro que há casos de sucesso, de pessoas que recebiam o rendimento mínimo e deram a volta à sua vida, mas sejamos honestos, quantas pessoas há a receber indevidamente?, quantas não mexem uma palha para mudar e melhorar a sua situação?, quantas merecem de facto ser ajudadas, pela forma como se esforçam realmente para se reinserirem?: creio que poucas, muito poucas ou quase nenhumas. É tempo de se deixar de ser demagogo, sim demagogia não é defender o fim do subsídio social de reinserção, canalizando essas verbas para outros fins, demagogia é dizer que com medidas destas se está a promover a reinserção social dos beneficiários. Volto a afirmar que é tempo de pôr fim à demagogia e acabar com esse subsídio e criar uma verdadeira rede social, onde as IPSS's têm um papel fulcral, porque conhecem a realidade, e, o seu apoio nunca é no sentido dos beneficiários se tornarem dependentes da associação, ou instituição, é sim ajudar verdadeiramente a que essas famílias voltem a funcionar e melhorem as suas vidas.
Mérito, melhoria das condições de vida, estas são as palavras chave para o futuro do nosso Portugal.

14 comentários:

  1. olá,na minha opiniao o subsidio de reinserção social,está a fazer com que muitos pessoas jovens se abituem a não trabalhar,porque teem uma fonte de rendimento,tem saúde,a unica coisa que não teem e vontade de fazer nada pela vida, a não ser passarem os dias metidos nos cafés.
    Deviam ter este subsudio sim os doentes e os mais idosos sem direito ainda ás reformas,tal como acabaram com as baixas médicas fraudolentas também deviam analisar bem as pessoas que tem este subsidio.

    ResponderEliminar
  2. concordo comentario acima de facto existe mesmo pessoas que não querem trabalhar.Mas não podemos colocar todas essas pessoas no mesmo saco.
    Existe sim pessoas que realmente necessitam, desse apoio,e as que realmente necessitam ATÉ TEM VERGONHA DE O IR PEDIR.

    ResponderEliminar
  3. pois e tb existem aquelas à 3 anos q procuram emprego e trabalham em estagios profissionais nao remunerados na esperança de ficarem com o emprego e q nunca receberam qq tipo de ajuda ou subsidio por parte das entidades competentes e continuam sem um tostao e a lutar por um emprego e sem a sua propria independencia economica e as entidades fechao os olhos a isso.eu prg ate qnd os meus pais vao aturar esta situaçao pq dp a minha unica saida é mm a rua....

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos os comentários são de baixo nível de pessoas que não sabem aquilo que dizem em primeiro lugar vão aprender a falar e a escrever portugues porque realmente o vosso portugues é mesmo uma grande tristeza segundo é assim eu sou organizado Portugal é que é uma grande porcaria que não se sabe organizar pois isto nada vale porque as pessoas essas sim que fazem parte da sociedade são aquilo que são como portugueses as politicas teem sido aquilo que se tem visto e mais não preciso de dizer porque acho que uma pessoa minimamente inteligente chega lá Portugal está no minimo 500 anos atrasado no minimo porque o portugues é muito burro e não tem aprendido com os seus proprios erros não falem daquilo que não sabem só por falar e esse senhor não sabe aquilo que diz porque isto é bem mais complexo de ser analisado do que isso é por Portugal ter muitos doutores que não sabem e não fazem nada que preste que está como está e não é assim eu quanto a mim constro-se uma sociedade nas coisas mais basicas e nem isso o portugues e capaz de construir estamos no sec XXI e parece-me que Portugal nao esta isto so esta na Europa mesmo de resto e um país ainda pior do que o terceiro mundo eu sou uma pessa valida tenho portugues tenho nivel educação inteligencia passo pelo mesmo da porcaria que para aí anda não e possivel mas tambem nasci em Moçambique sera por isso so vos peço um favor não falem daquilo que não sabem so por falar e não analisem as coisas a frio a sociedade portuguesa está doente enferma no mais basico que ha e não é com doutorices que ao fim e ao cabo são de baixo nivel que lá se chega

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo lamento que não tenha preferido identificar-se mas seja bem vindo à textura.
    Quanto ao português só lamento que critique o dos outros quando dá erros ortográficos básicos, como por exemplo - portugues, politicas, teem, minimo, constro-se, basicas, nao, esta, so, valida, inteligencia, etc. Não vou aqui explicar-lhe a forma correcta de escrever estas palavras, porque afinal nem uma simples pontuação nas frases sabe utilizar. Mas se a ignorância não é argumento de debate, porque afinal todos temos direito a opinião, mais ou menos informada e por isso mais ou menos válida, a verdade é que a ignorância se torna coisa feia quando com ela pretendemos atacar os outros enquanto demonstramos a imensidão da nossa própria.

    ResponderEliminar
  6. eu estou desempregado a 2anos e uma coisa boa foi q tirei o 9ºano no novas oportunidades e tb um curso de informatica estou inscrito par mais um curso juntamente cm o 12ºano e n estou a receber nada de subsidios, a por vezes a comida falta em casa... e a para ai cm cada mamao loll
    o estado n tem mao isto nem nunca vai ter

    ResponderEliminar
  7. tive um ano a tirar um curso no novas oportunidades, sem qualquer tipo de descontos. passado esse ano, encontrei um trabalho a full time fora da área do curso. estive 6 meses empregada, até que me despediram sem quaquer pagamento de subsidios de ferias, natal, feriados desse mes nada. processei a empresa que ainda hoje espero julgamento. Ate me darem o modelo para o fundo de desemprego...tive de la chamar inspectores do ministerio do trabalho, mas la o deram. Meti os papeis. Passado um mes nao recebi nada e desloquei-me a seguranca social para saber o que se passava, e ao que parece nao tenho direito de receber nada,porque nao tinha prazo??? até que por fim hoje tive de recorrer ao subsidio de inserção social,espero que desta vez tenha algum rendimento, pois tive de largar o meu apartamento e viver com amigos...que mal... eu penso, que depois de tanto azar se não me for pago este subsidio, vou recorrer aos media e expor toda esta situacao pela qual passei. Há tanta gente a receber, de perfeita saude e oportunidades de trabalhar...e quem precisa, é olhada de lado nos servicos sociais, como se fosse rica a tentar ser mais...procuro trabalho todos os dias por vários meios... uma tristeza está este país, uma miséria. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  8. Este subsídio é um sugadouro de fundos da Segurança Social.
    O contribuinte anda a pagar impostos para aqueles que não querem trabalhar,que vivem à custas do Estado, criando ainda mais miséria.
    Pergunto eu, quem recebe esse subsídio produz alguma coisa para a sociedade?

    Esses indivíduos deveriam sim, receber apoios do Estado para formação profissional, mas ATENÇÃO, nada dessas palhaçadas das Novas Oportunidades, cursos de acordo com as suas habilitações.Cursos adequados as suas capacidades e aptidões para depois poderem executar uma profissão e serem independentes.
    Para parasitismo já temos a nossa classe política

    ResponderEliminar
  9. Olá! Estou a 8 meses sem emprego! Não tenho qualquer tipo de rendimento, vivo por favor em casa de outros. Eu não quero subsídios até porque nem usufruo deles, mas mesmo com alguns estudos não arranjo emprego! Os meus dias não são passados em cafés, faz “n” tempo que não entro num. Os meus dias são passados a mandar o meu curriculum por e-mail e na Internet a inscrever-me em todas as áreas de recursos humanos.
    Também fiz voluntário…mas nada aparece…
    Como vou continuar a viver? desculpem enganei-me…….a SOBREVIVER?

    ResponderEliminar
  10. eu nem vou dizer mais nada.
    procuro pessoas para trabalhar na pintura da construçaõ civil, respondem ao anuncio dezenas de candidatos,
    quando digo que é para estarem legais, desistem porque estao a receber este maldito subsidio ou o de desemprego.
    assim o País não vai mesmo a lado nenhum, já fiz queixa de diversas pessoas e na minha opinião essas pessoas deveriam ficar já sem o subsidio

    ResponderEliminar
  11. eese anonimo se perceber alguma coisa de pintura de construção civil procure na net que encontra trabalho,
    não emprego

    ResponderEliminar
  12. É claro que hà muita gente que se aproveita de subsidios..,mas também hà outros que têm empregos no estado e não trabalham.
    Numa sociedade hà gente que tem pouca iniciativa..,ou tem problemas psicologicos e que portanto não tem a iniciativa ou condições necessárias para se integrar no mercado de trabalho.
    Cortar subsidios é a solução mais fácil.
    As ruas de Lisboa estão em pessimo estado.
    Porque não convocar gente nova com subsidio e pô-los a trabalhar como calceteiros..?
    Porque não utilizar em certos serviços do estado os subsidio dependentes ?
    E os subsidios da cultura..? Porque é que hà gente a fazer filmes que ninguém vê a receber subsidio do estado..?
    A solução não é acabarem-se subsidios dizendo que são todos uns preguiçosos que não querem trabalhar.
    A solução é implementar as regras para atribuição de subsidios e aceitar que em todas as sociedades hà uma minoria muito competitiva e outra minoria que por vicissitudes da vida não conseguiram numa sociedade muito competitiva.
    Por outro lado hà uma série de coisas que os subsidio dependentes podiam fazer.
    Lisboa está sujissima.
    Porque não pôr as gentes a limpar as ruas..?
    Mas isso não é feito por uma associação de empregados vem logo dizer que isso é inaceitavel porque os tais subsidio dependentes afinal trabalham com ordenados muito baixos e portanto isso não é aceitável....;
    O mais fácil é culpar a vitima.
    Exemplo final :
    Os medicos aproveitam-se e tratam os seus familiares no serviço nacional de saúde de forma flash.
    Para se fazer cirurgia sendo familiar de medico.., a espera é de poucos meses enquanto para o cidadão comum é de anos se é que chega alguma vez a ser operado.
    Em sintese : Hà abusos.
    Mas por existirem abusos deve-se acabar com o serviço nacional de saúde ?
    Em qualquer actividade humana hà quem quebre as regras .
    Isso vai desde as infrações de trânsito até à falsificação de moeda.
    Não se deve é acabar com um programa que beneficia muitos por causa de minoria de infractores

    ResponderEliminar
  13. Ainda sobre o subsídio : O estado podia poupar algum dinheiro aumentando a idade da reforma na função publica.
    Porque é que gente ainda com saúde..,experiência acumulada se vai enfiar em casa aos 60 ou 65 ?
    Com os cuidados de saúde que hoje muita gente aos 65 ainda está cheia de saúde.
    E os subsidio dependentes podiam ser utilizados pelas camaras municipais.., ou em museus ( para serviços de limpeza ) ainda que em part time.
    Existe é também o Lobby dos empregados ( sindicatos) que não quer ver gente subsidio dependente ocupada em actividades que lhes poderiam tirar postos de trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Caro Carlos...

    As pessoas que têm direito ao subsidio de desemprego,trabalharam varios anos para hoje em dia em situações desemprego,o possam utilizar.
    Afinal andaram a descontar para alguma coisa, ja que dizem que não vamos ter direito a reforma, e já que o Estado chula muitissimo bem o portugues, então quem tem direito ao subsidio acho muito bem que o utilize.
    Uma coisa concordo, vivemos num pais que desde o governo até aos patrões ( não tds é claro )são uma cambada de golosos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.